Faz apenas dois meses que a psicóloga Laís, o empreendedor Júlio e a filha deles, Olívia, se mudaram para o apartamento alugado onde vivem. Por sorte, o imóvel já tinha passado por uma reforma e estava “pronto” para receber a mudança. Mas, para realmente se sentir em casa, a família sabia que ainda faltava alma nos ambientes, e foi por isso que eles decidiram pintar a cozinha e o escritório como forma de deixar esses espaços mais autênticos e aconchegantes — e a Suvinil foi a parceira certa para essa transformação.
Para a cozinha, Laís conta que sempre flertou com a atmosfera rústica e calma das fazendas europeias, do tipo que dá vontade de ficar por horas lendo um livro e tomando um café sem pressa, então foi esse o ponto de partida. Como uma maneira de trazer a natureza para perto, as paredes foram pintadas de verde com a cor Semente de Cardamomo. Já a porta de entrada e os armários receberam uma tonalidade um pouco mais escura, chamada Pinheiro, para criar um efeito de sobreposição. As duas cores fazem parte da cartela da Suvinil e fizeram toda a diferença.
Mas as novas cores não vieram sozinhas: o clima da decoração se completou com móveis de madeira, abajures com luz indireta e até um quadro garimpado, que ajudou a compor o tom bucólico que Laís tanto gosta.
“A cozinha e a copa são os ambientes em que começamos o nosso dia. Onde nos encontramos e compartilhamos, além de um bom café da manhã preparado em conjunto, as nossas ideias e planos para o dia a dia”, conta a moradora. Em sua nova versão, o espaço ficou ainda mais convidativo para a rotina em família.
Antes & Depois
* Mova as setinhas nas fotos para a direita e para a esquerda para conseguir comparar as 2 versões















O escritório foi o segundo ambiente a receber novas cores — mas vale um parêntese: esse espaço vai muito além de um simples home office. Na verdade, ele está mais para um ateliê onde Laís, Júlio e Olívia passam horas entre desenhos, recortes e colagens.
“O fazer artístico e manual é a forma com que nossa família se comunica no dia a dia. Gostamos de preparar as festinhas da Olívia e envolvê-la em todo o processo. Criamos as decorações da casa, gostamos de dar vida a objetos e móveis encontrados em antiquários ou até mesmo abandonados na rua. E a Olívia ama criar brincadeiras através de desenho, recorte e cole”, Laís explica.
Para acompanhar essa rotina criativa, os moradores queriam quebrar a seriedade do ambiente e trazer as sensações de acolhimento, sofisticação e brasilidade – e eles encontraram exatamente isso na cor Vira-lata Caramelo da Suvinil, com a qual pintaram as paredes quase em totalidade. Na parte superior, foi criada uma faixa usando a cor Polpa de Cacau.
Antes & Depois
* Mova as setinhas nas fotos para a direita e para a esquerda para conseguir comparar as 2 versões











O resultado? Ambientes com mais vida, propósito e identidade. “Sair de um espaço com uma proposta estabelecida e entrar em outro totalmente diferente só foi possível por causa do plano de fundo — a pintura muda o tom, a luz, o humor e até a energia do lugar”, conta Laís.
No caso da família, mais do que beleza, as cores ajudaram a diferenciar os ambientes e trazer personalidade, com impacto nas sensações e no bem-estar de quem passa por ali — agora sim eles podem viver em um lar que reflete seu jeito de ser!
Texto por Yasmin Toledo | Fotos por Leila Viegas
O post Antes & Depois: Cores que trazem aconchego a um apê alugado apareceu primeiro em Histórias de Casa.